Os Animais.




**************************



Tudo é mistério.
Nós não nos comunicamos com as coisas senão por meio de nossos miseráveis sentidos, incompletos, frágeis, tão débeis que mal têm o poder de verificar o que nos rodeia.
Tudo é mistério.
GUY DE MAUPASSANT (1850-1893)

Escritor francês que foi enumerado entre os 20 escritores mais lidos do século XIX, viveu uma vida de camponês ao lado de sua mãe até ir para Paris e se relacionar com escitrores políticos , foi jornalista e crítico de livros, até achar sua natureza contista.

Na década de 1880 escreveu a maior partes de seus romances, pelo menos 300 contos, comquistando dinheiro e fama pela Europa e arredores, o que lhe trouxe inumeros casos amorosos, riquezas, viagens e bohemia.

A vida libertina de sexo e ópio trouxe consigo consequencias irrevogáveis, como a manifestação de sífilis, tuberculose e esquizofrenia, após tentativas de suicídio e até uma acusação de  assassinato da própria filha, Maupassant morreu internado em um sanatório na França com apenas 40 anos de idade, sua obra foi um marco de criatividade e imaginação para os escritores das décadas a seguir, e grande referencia no Seculo posterior naquilo que viria a ser chamado de Surrealismo, é o pai do que hoje a literatura chama de Contos Anedóticos, ou tradicionais.

Pouquissimos escritores conseguiram em sua obra tamanha diversidade de temas, um universo imaginativo da cultura urbana e rural, pintou cenarios de guerra e amor, sonhos e pesadelos, comédias, tragédias, a passagem do tempo, a intensidade do momemnto, as paixões eróticas desmedidas, os amores imortais, seus personagens explicitam por inteiro as condições humanas não notadas, embora sejam tão óbvias, sem precisar de grandes aprofundamentos psicológicos e sim uma narração da riqueza de detalhes dos universos cotidianos.

O historiador Olivier Pétré descreveu assim, em 1999, a obra do contista:

“O sentimento nas entrelinhas de seus livros é fruto de sua personalidade incompreensivel, o escritor é profundo na aparente superficialidade porque reconhece o vazio da vida de suas personagens, que buscam o prazer, mas que encontram apenas a destruição fatal”.



PDF para baixar, um pequeno exemplo dos escritos deste Mestre :




Procure e adquira outros volumes e dê mais um pouquinho de insanidade à sua prateleira de livros.



******************